8 Dicas para Organização do Tempo

8 Dicas para Organização do Tempo

 

POR QUE SE ORGANIZAR?

A organização do tempo te permite um balanço entre a vida pessoal, os estudos, etc. Ao organizar suas prioridades você tem maior chance de se manter em dia com todas as suas atividades, reduzindo possíveis níveis de estresse.

A habilidade de organização do tempo que se adquire como estudante pode te ajudar para o resto da vida, em sua vida pessoal e profissional. Separamos para você 8 Dicas para Organização do Tempo. Confira!

 

1 – Faça Uma Lista de Tarefas

Liste absolutamente tudo o que você precisa fazer, indicando os prazos se existirem. Parece meio óbvio, mas pode acontecer de você deixar coisas importantes para a última hora ou até mesmo esquecê-las.

Coloque as tarefas mais importantes como prioridade, mesmo aquelas que lhe causam pavor (não tem jeito, você precisa se livrar delas!).

Existem diversas formas de construir esse tipo de lista (você pode listar num papel, numa planilha em Excel, pode usar um aplicativo, a agenda do celular, enfim). Não existe uma ferramenta perfeita para todas as pessoas, pois pessoas são diferentes, se adaptam de maneiras diferentes a essas ferramentas.

Tente identificar o que funciona melhor para você!

Uma estratégia muito simples é a matriz abaixo, composta por 4 quadrantes, separando as tarefas/atividades de acordo com urgência e importância.

 

Quadrante para Organizar o Tempo - Cursinho Vestibular em São Paulo

 

Muitas pessoas gastam o seu tempo nas atividades do quadrante "Urgente e Importante" tentando resolver as crises e "apagar incêndios". Apesar de algumas pessoas gostarem de trabalhar neste quadrante (são vistas como heroínas) estas crises não são mais do que o resultado da falta de planejamento e de visão de longo prazo, ou falta de organização.

Quanto mais tempo dedicar às atividades “Importantes mas não Urgentes” menos tempo vai dedicar às atividades Urgentes e Importantes. Resultado: menos stress, mais qualidade, mais produtividade e menos desperdício.

 
2- Não tenha medo de dizer “Não”
 
Está tudo bem se você disser “Não” a um amigo, um familiar ou uma tarefa inútil caso você tenha tarefas mais importantes para resolver. Basta dizer “Não” educadamente e tentar marcar num outro momento que funcione melhor para ambas as partes.
 
3 - Saiba qual é o seu período mais produtivo

 

Quando você fica mais alerta? No período da manhã? Da tarde? Da noite? Você será mais eficiente se fizer suas tarefas mais importantes (especialmente relacionadas aos estudos) no período em que você está mais alerta.

 

4 - Crie uma rotina de estudos

Reserve um tempo somente para os estudos. Deixe de lado o telefone e responda às mensagens e ligações após finalizado o tempo de estudos. Durante esse tempo de estudo, não verifique e-mails ou fique na internet vendo coisas que não estão relacionadas com o que você está estudando.

 

5 - Gerencie o seu tempo

Tenha uma ideia de quanto tempo você geralmente gasta com suas atividades e tente seguir um planejamento semanal para dar conta de tudo. E não se esqueça de considerar o tempo necessário para relaxar, se exercitar se for seu caso, enfim.

Uma forma muito simples de fazer isso é usando uma tabela como a que vem a seguir.

Juntando essa dica, com o período em que você fica mais alerta e com a lista de tarefas, você consegue distribuir tudo o que precisa fazer num dia (ou numa semana, num mês) e manter controle disso na agenda do celular por exemplo, marcando essas atividades como compromissos, colocando lembretes para você não se esquecer, etc.

 

 
Tabela para organizar o tempo - Cursinho Vestibular em São Paulo

 

6 - Durma bem

Seu cérebro precisa de descanso para funcionar bem. Quando der o horário de dormir, revise a lista de coisas que você ainda tem pra fazer e volte a trabalhar nelas no dia seguinte. Vá para a cama e durma!

 

7 - Evite distrações e procrastinação

 

Se você se perceber gastando tempo com coisas que não são importantes, pare, revise sua lista de tarefas e volte no que é importante. Talvez você esteja procrastinando porque não sabe exatamente como prosseguir num tópico de estudo, na resolução de um exercício, enfim. Se esse for o caso, peça ajuda ao professor para esclarecer suas dúvidas e seguir em frente. Talvez você esteja num lugar que não é propício para o seu estilo de estudo, te deixa distraído e diminui sua produtividade. Identifique lugares que são benéficos para sua rotina de estudos.


8 - Avalie se sua organização está sendo eficiente

Observe como você distribui as 24 horas de seu dia e analise criticamente, avaliando a possibilidade de fazer ajustes conforme necessário, para que você consiga cumprir com suas tarefas e também ter tempo para relaxar com sua família e amigos.

 

É ISSO AÍ PESSOAL, “FICA A DICA”!

Neste caso, ficam as 8 dicas!!!

Se quiserem as ferramentas sugeridas aqui, é só nos avisar.

 

Curso pré Vestibular Personalizado em São Paulo é com o Personal Vestibulares