Você gostaria de ter um negócio próprio?
Identificar oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. Imaginar, desenvolver e realizar. Essas são algumas das características de um empreendedor.
E isso fica melhor ainda quando o empreendedor se conhece e sabe qual é seu propósito pessoal. Com esse “tesouro em mãos” o empreendedor é capaz de criar um trabalho com significado, unindo sua paixão com o que sabe fazer de melhor.
O empreendedorismo tem o poder de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país
Os empreendedores podem transformar os setores nos quais atuam, gerando milhares de empregos no caminho.
Se você tem vontade de se tornar esse agente de transformação, saiba que a sua escolha sobre a universidade que irá cursar pode te ajudar nisso!
Mas como assim?
É isso mesmo! A universidade pode potencializar e inspirar o surgimento de novas gerações de empreendedores.
Ao redor do mundo, centenas de universidades já reconheceram o papel e o poder da educação empreendedora.
Porém, a realidade brasileira indica que ainda faltam estratégias para que as instituições de ensino multipliquem o número de universitários que criam empresas inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Quer entender melhor sobre esse cenário?
A quarta edição da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras realizada pela Endeavor* e o Sebrae** entrevistou 2230 alunos e 680 professores de mais de 70 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. Seu principal objetivo é conscientizar as instituições de ensino superior sobre seu poder em contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, além de mapear boas práticas que vão direcionar as estratégias das universidades e das lideranças que trabalham com o tema no Brasil. Alguns destaques da pesquisa são:
1 – Existe um verdadeiro abismo entre a percepção dos alunos e professores sobre o papel das universidades. Enquanto cerca de 65% dos professores estão satisfeitos com iniciativas de empreendedorismo dentro da universidade, a média entre os alunos é de apenas 36%;
2 – Uma das causas para essa diferença de percepção é a falta de conexão entre professores e o mercado. Por mais que metade dos professores apoiem e/ou estejam relacionados ao movimento de educação empreendedora, 48% deles nunca tiveram uma experiência empreendedora sendo que 38% não têm vontade e/ou tempo de se dedicar a essa experiência;
3 – As disciplinas relacionadas a empreendedorismo não estão distribuídas de maneira uniforme por todos os cursos. Em cerca de 50% dos cursos de engenharia e ciências sociais aplicadas há disciplinas de empreendedorismo. A média em outras áreas do conhecimento cai para apenas 30%.
Saiba mais em https://endeavor.org.br/pesquisa-universidades-empreendedorismo-2016/
Se você se interessou sobre esse tema, lembre-se de levá-lo também em consideração no momento da escolha de sua universidade e curso!
*Endeavor é uma organização mundial de apoio a empreendedores (https://endeavor.org.br/)
**Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (www.sebrae.com.br)